No final do ano de 2021 a secretaria de turismo e viagens do Estado de São Paulo apresentou a população 15 empreendimentos expressivos da culinária regional
O cardápio inclui pérolas da gastronomia local como pequenas cervejarias artesanais, produtores de banana, restaurantes especializados em risoto de queijo de cabra e Gelato de doce de leite com macadâmia.
Imagem: Governo do Estado de São Paulo
O projeto do Governo do Estado tem como objetivo mostrar ainda mais os produtos regionais fortalecendo a cadeia produtiva de alimentação e valorizando o turismo na região. “A culinária proporciona um contato genuíno com a história dos destinos turísticos”, afirma o secretário de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz. “A gastronomia sempre foi um dos principais atrativos para quem viaja a lazer”, disse.
Os 15 estabelecimentos que compõem a rota gastronômica estão localizados em: Campos do Jordão, Tremembé, Santo Antônio do Pinhal, São Luiz do Paraitinga, São Bento do Sapucaí, Paraibuna, Caçapava, Guaratinguetá, Cachoeira paulista, Cunha, Pindamonhangaba, Monteiro Lobato, Piquete, São Francisco Xavier, Potim e Lorena.
E passaram por uma avaliação de uma equipe técnica que mapeou 30 empreendedores locais. Os 15 mais bem avaliados receberam um vídeo documentário sobre sua história e o processo de produção, além de um vídeo promocional da rota gastronômica.
Matéria: Guilherme Costa
Comments