Diversos estudos já associaram alimentos ultraprocessados a diversos problemas de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, metabólicas e obesidade. Agora, uma nova pesquisa liderada pela USP, (Universidade de São Paulo), mostrou que mesmo os produtos de origem vegetal, mas que também são ultraprocessados, trazem riscos à saúde.
A pesquisa, que também envolveu pesquisadores do Imperial College London, do Reino Unido, utilizou dados de mais de 118 mil pessoas. O trabalho descobriu que a ingestão de ultraprocessados à base de plantas estava associada a um aumento de 7% no risco de doenças cardiovasculares, em comparação com a ingestão de alimentos não processados à base de plantas.
Imagem: CreatiVegan.net/GettyImages
O estudo também descobriu que todo o consumo de ultraprocessados, seja de origem animal ou vegetal, estava associado ao maior risco de doenças cardiovasculares e de morte por essas doenças. Segundo os pesquisadores, as descobertas indicam que, embora ultraprocessados à base de plantas possam ser comercializados como alternativas saudáveis, eles podem estar associados a piores resultados de saúde. O estudo foi publicado na revista científica Lancet Regional Health.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Comments