Uma nova espécie de morango - considerada mais doce do que os outros tipos da fruta - deve render safras ainda neste ano no Brasil. Isso porque produtores de Atibaia, cidade conhecida como a “Capital Nacional do Morango”, darão início ao plantio da ‘fênix’ até o meio de abril. O morango fênix é uma variedade brasileira da fruta tradicional e foi desenvolvido pela Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em diversos locais do Brasil. Nos últimos cinco anos, a nova espécie passou por diversas fases de teste, inclusive em Atibaia, um dos locais onde o fruto melhor se adaptou. Por conta disso, produtores da cidade já receberam milhares de mudas e têm trabalhado para iniciar o plantio.
A fênix foi oficialmente registrada, o que permite que seja comercializada. Esse ano é, portanto, o primeiro em que acontecerá a venda da nova espécie de morango. Um dos objetivos da produção foi a de criar um morango que renda mais no Brasil. A ideia é que isso aconteça justamente porque a fênix foi produzida em solo brasileiro e tem maior capacidade de adaptação às características do país.
Imagem: Francisco Lima/Embrapa
Com uma espécie brasileira, a expectativa é que os custos de produção tenham queda no preço, já que não haverá mais tanta necessidade de importar a fruta. Outra das principais vantagens para a produção é o menor período de tempo entre o plantio e a colheita. Segundo a Embrapa, isso aumenta a janela de produção para sete meses - de junho a dezembro - e estendendo a oferta de frutas de qualidade.
Fonte: Portal G1
Adaptação: Gabriela Rodrigues
コメント