As chuvas que caíram nos últimos meses no país já mudaram o cenário hídrico brasileiro. Como consequência, os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste atingiram o maior nível desde junho de 2013. Atualmente, o nível de armazenamento está superior a 62%. Os reservatórios deste subsistema são responsáveis por 70% da geração hídrica do país.
A nível de comparação, no segundo semestre de 2021, os reservatórios das Usinas Hidrelétricas do Sudeste e do Centro-Oeste operavam com apenas 22,7% de sua capacidade de armazenamento. E não é só no Sudeste e Centro-Oeste que a situação hídrica está favorável. Os reservatórios do Nordeste e Norte estão com níveis de armazenamento de mais de 93 e 97%.
Imagem: Wikimedia Commons
Apenas os reservatórios do Sul registram níveis ainda mais baixos, com um pouco mais de 42% de volume útil. Os dados são do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Com os bons níveis dos reservatórios, a tendência é de que, mesmo com o início do período mais seco, que vai de abril a novembro, aconteça uma redução do uso das termelétricas e um aumento da geração das hidrelétricas.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Comentarios