Pessoas que tomam Ozempic ou Wegovy podem ter um risco maior de desenvolver uma forma rara de cegueira, segundo um novo estudo. Ainda assim, os médicos dizem que isso não deve impedir os pacientes de usar esses medicamentos para tratar diabetes ou obesidade.
Imagem: Maskot/GettyImages
No verão de 2023, médicos do Mass Eye and Ear notaram um número um pouco alto de pacientes com o NOIA-NA, um tipo de AVC ocular que causa perda súbita e indolor da visão em um olho. A condição é relativamente rara: até 10 em 100 mil pessoas na população geral podem experimentá-la, mas os médicos observaram três casos em uma semana, e cada um desses pacientes estava tomando medicamentos à base de semaglutida.
Uma análise de seis anos de registros médicos mostrou que pessoas com diabetes tinham um 4x mais probabilidade de serem diagnosticadas com o AVC ocular se estivessem tomando uma prescrição de semaglutida, e aquelas com sobrepeso ou obesidade tinham 7x mais probabilidade de ter a condição se estivessem tomando o medicamento.
O risco foi considerado maior dentro do primeiro ano de recebimento de uma prescrição de semaglutida. A Novo Nordisk, fabricante dos únicos medicamentos à base de semaglutida nos EUA, enfatizou que os dados do novo estudo não são suficientes para estabelecer uma associação causal entre o uso de medicamentos à base de semaglutida e o AVC ocular.
O uso de semaglutidas, que estimulam o corpo a criar mais insulina para reduzir o açúcar no sangue, já foi anteriormente associado a mudanças temporárias na visão — novos casos ou piora de retinopatia diabética, ou danos aos vasos sanguíneos na parte de trás do olho — provavelmente relacionados à rápida melhoria dos níveis de açúcar no sangue. O estudo foi publicado na revista médica internacional de oftalmologia JAMA.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
留言