QUEM É JAVIER MILEI NOVO PRESIDENTE ARGENTINO
- PONTO NEWS
- 29 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Nos últimos anos, um economista ultra libertário, estridente no discurso e excêntrico no visual, tornou-se pouco a pouco uma presença frequente nos debates televisivos da Argentina. Lançando mão das mais variadas críticas ao que chamava de “decadência” do país nas últimas décadas, ele resolveu embarcar na política e, em 2019, foi eleito deputado por uma coalizão recém-formada, chamada La Libertad Avanza.
Pouco visto nas discussões parlamentares, mas sempre ativo nas redes sociais e nas bancadas da TV, anunciou sua candidatura para a Casa Rosada, para desconfiança da classe política tradicional, no domingo (19) Javier Milei foi eleito o novo chefe da tão cobiçada Casa Rosada. Javier Gerardo Milei tem 53 anos, nasceu em Buenos Aires, membro ativo de uma família de classe média, cresceu no bairro de Villa Devoto e, ainda na adolescência, foi apelidado de “El Loco” pelos colegas, tal perfil se manteve nos tempos da universidade, quando Milei se formou em Economia em Belgrano.

Imagem: Poder 360
Muitos anos se passaram entre a universidade e o começo de sua carreira política, nesse meio tempo, Milei viu a Argentina experimentar a mais séria crise econômica e social de sua história, no começo dos anos 2000, e acompanhou a ascensão dos governos de Néstor e Cristina Kirchner. Os dois ex-presidentes deram origem a um movimento chamado kirchnerismo, cuja “destruição” foi uma palavra de ordem da campanha de Milei.
Milei é um político ultradireitista, em seu primeiro discurso após eleito o novo presidente disse em suas breves palavras reduzir ao mínimo o papel do estado, após seu pronunciamento o chefe de estado recebeu parabéns de vários líderes mundiais, do chefe da igreja católica no mundo o Papa Francisco.
Milei já anunciou que, ainda antes de tomar posse, no próximo dia 10 de dezembro irá aos EUA e, imediatamente depois, a Israel. "Minha viagem tem uma conotação, acima de tudo, espiritual", afirmou em uma entrevista, a um veículo local. A posse do presidente recém-eleito esta previamente marcada para o dia 10 de dezembro, na capital Argentina Buenos Aires, alguns líderes mundiais confirmaram presença na festa da posse.
Matéria: Talles Honorato
Comments