top of page
Foto do escritorportalpontonews

PARIS 2024 - STARTUP FRANCESA TRANSFORMA LIXO EM PÓDIO E ASSENTOS DE ESTÁDIOS

Quando um atleta sobe ao pódio na Olimpíada de Paris 2024, ele está subindo em cima de lixo. Todos os pódios da competição são fruto de reciclagem de garrafas, potes e tudo o mais que for de plástico. A iniciativa, mais uma na conta para fazer desta a edição mais ecológica da história dos Jogos Olímpicos, é um projeto de uma pequena startup, a Le Pavé, localizada na região metropolitana de Paris.

Imagem: Divulgação

“Fomos contatados para os Jogos Olímpicos em 2019, enquanto a empresa ainda era jovem, tínhamos apenas um ano, então nosso grande desafio foi assumir um projeto que representava uma carga de trabalho enorme”, conta Lucas Philliponneau, diretor de estafe da Le Pavé.

De lá para cá, a pequena fábrica de reciclagem se transformou num silo de produção incessante: além de produzir todos os pódios da Olimpíada, a empresa fabricou cerca de 11 mil assentos para a Arena Porte de la Chapelle e para o Centro Aquático Olímpico, estruturas que não serão desmontadas ao fim da competição. “Isso representou cerca de 100 toneladas de materiais reciclados”, explica Philiponneau. 

Para ganhar o posto de fornecedor ecológico dos Jogos Olímpicos, a companhia atendeu a uma demanda antiga — a reciclagem de plástico — com uma nova abordagem. Na Le Pavé, o plástico é transformado por termocompressão, uma ideia que começou com um forno de pizza e a criatividade dos arquiteto Marius Hamelot e o administrador de empresas Jim Pasquet, fundadores da empresa.

 

Fonte: CNN Brasil

Comments


bottom of page