Um novo estudo mostrou que medicamentos para diabetes e perda de peso, como o Ozempic e Wegovy, podem estar associados à redução do abuso ou da dependência de álcool. As descobertas foram publicadas na revista científica Nature Communications.
Imagem: Carolina Rudah/GettyImages
A pesquisa, realizada por cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade Case Western Reserve, nos Estados Unidos, mostrou a possibilidade de esses medicamentos ajudarem no tratamento do uso excessivo de álcool, incluindo o transtorno por uso de álcool, uma condição de saúde que causa cerca de 178 mil mortes nos Estados Unidos a cada ano, conforme os dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças.
O Wegovy e o Ozempic são compostos por uma substância chamada semaglutida, que pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como agonistas do receptor do peptídeo um, semelhante ao glucagon (GLP-1). Esse componente ajuda a regular o açúcar no sangue no diabetes tipo dois e a reduzir o apetite. Para chegar às conclusões, os pesquisadores examinaram registros eletrônicos de saúde de quase 84 mil pacientes com obesidade.
Aqueles que eram tratados com semaglutida apresentaram uma diminuição de 50 a 56% tanto no início quanto na recorrência do transtorno por uso de álcool no ano seguinte, em comparação com aqueles que eram tratados com outros medicamentos para a obesidade. Resultados semelhantes foram encontrados quando a equipe examinou os registros eletrônicos de saúde de quase 600 mil pacientes com diabetes tipo dois. Segundo o estudo, houve reduções consistentes nos diagnósticos de transtornos relacionados ao uso abusivo de álcool entre os pacientes tratados com a semaglutida.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Comments