top of page
Foto do escritorportalpontonews

OZEMPIC E WEVOGY - ENTENDA COMO A SEMAGLUTIDA PODE PROTEGER O CORAÇÃO

A semaglutida, molécula presente em medicamentos para diabetes tipo dois e para obesidade, — como o Ozempic e o Wegovy, fabricados pela Novo Nordisk — mostrou ter efeitos benéficos em pacientes com síndrome metabólica renal e pode se tornar um medicamento aliado na prevenção e tratamento de problemas cardiovasculares. As descobertas foram feitas por estudos apresentados na edição de número 44 do Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo ocorrido em 2024. No evento, a farmacêutica dinamarquesa realizou palestras para alertar sobre os riscos cardiovasculares associados ao diabetes e à obesidade, além de discutir o uso da semaglutida para a saúde cardiovascular.

Imagem: Imyskin/Getty Images

A semaglutida é um agonista do receptor de peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1) que atua na regulação do nível de glicemia e a promover maior sensação de saciedade. Estudos já mostraram que existe uma associação entre inflamação e o risco de doença cardiovascular aterosclerótica, e que a semaglutida poderia exercer um efeito protetor contra eventos cardiovasculares, como o infarto e AVC, acidente vascular cerebral.

As conclusões são baseadas em dois estudos apresentados no congresso: o SELECT, que investigou os efeitos da semaglutida sobre os desfechos cardiovasculares em pessoas com sobrepeso e obesidade, e apontou a redução de 20% no risco dessas condições; e o FLOW (Avaliação da Função Renal com Semaglutida uma vez por semana). Os trabalhos também foram apresentados em congressos internacionais, como o Congresso Europeu de Obesidade, que aconteceu em Veneza, na Itália, e o congresso da Associação Renal Europeia, ocorrido na Suécia.

O estudo foi realizado com mais de 17 mil adultos, em 41 países, e que tinham doença cardiovascular estabelecida e com sobrepeso ou obesidade, sem histórico prévio de diabetes. Eles foram acompanhados ao longo de cinco anos para demonstrar a superioridade da semaglutida em comparação com o placebo na redução da incidência de doenças cardiovasculares e de mortes por qualquer causa.

 

Fonte: CNN Brasil

Adaptação: Gabriela Rodrigues

Comments


bottom of page