O mercado de música cresceu pelo sétimo ano consecutivo em 2023. Com uma alta que ultrapassou os 13% em relação a 2022, o mercado fonográfico atingiu quase três bilhões de reais, segundo dados da entidade PMB, Pro-Música Brasil. Atualmente, o mercado de música do país está na nona posição no ranking da Federação Internacional da Indústria Fonográfica.
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O movimento retroalimenta o mercado de streaming, formato que puxou o crescimento do mercado no ano, com uma alta de quase 15%, faturando cerca de dois bilhões e meio de reais. As plataformas são responsáveis por mais de 87% do faturamento total do setor. Só com as assinaturas, a receita dos streamings de áudio – como Deezer, Spotify, Apple Music, Youtube Music, Napster e Amazon Music – chegou a quase dois bilhões de reais, um crescimento de quase 22% no ano. Ao todo, as plataformas tem 22 e meio milhões de ouvintes pagantes (o que representa mais de 10% da população do país).
Se contar os usuários que não assinam pacotes, o número de consumidores sobe para 50 milhões, mas apesar do mercado digital, a música segue forte na mídia física. As vendas atingiram 16 milhões de reais em 2023 - o maior patamar da receita de vendas físicas desde 2018.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
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