Um novo estudo mostrou que a menopausa precoce, principalmente induzida por cirurgia (como a retirada dos ovários) pode aumentar ainda mais os riscos de distúrbios musculares. O estudo foi publicado na revista científica internacional ‘Menopausa’, da Sociedade da Menopausa. Os pesquisadores decidiram avaliar o efeito de diferentes tipos dessa fase em relação ao desconforto e na função muscular em mulheres que estavam na pós-menopausa.
O trabalho incluiu quase seiscentas e 50 mulheres no total. Os pesquisadores descobriram que as mulheres que sofreram menopausa cirúrgica prematura tinham maior probabilidade de desenvolver desconforto músculoesquelético e sarcopenia (a perda de massa muscular) do que aquelas que passaram por menopausa natural aos 45 anos ou mais de idade. A menopausa precoce é aquela que acontece antes dos 40 anos de idade.
Imagem: Patrik Giardino/GettyImages
A cirúrgica é aquela que ocorre com a remoção dos ovários por cirurgia. O procedimento impede que a menstruação ocorra e, consequentemente, leva à menopausa. De acordo com os pesquisadores, a dor e a redução da massa muscular em mulheres no pós período pode estar mais relacionado à deficiência hormonal do que à idade.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Comments