top of page

LORENA INAUGUROU PRIMEIRA BIBLIOTECA RUTH GUIMARÃES DO VALE DO PARAÍBA

  • Foto do escritor: PONTO NEWS
    PONTO NEWS
  • 17 de mar.
  • 2 min de leitura

Na tarde da ultima sexta-feira (14), a Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e da Casa SP Afro Brasil “Vereadora Odila da Conceição Silva”, inaugurou a primeira Biblioteca Ruth Guimarães no Vale do Paraíba, a cerimônia ocorreu no salão da Casa Afro.

A Biblioteca terá como objetivo central e principal não apenas homenagear uma das escritoras mais influentes da literatura brasileira, mas também fortalecer o acesso à cultura e ao conhecimento na região do Vale do Paraíba e Região.

Ruth Guimarães Botelho foi uma poetisa, cronista, romancista, contista e tradutora, foi a primeira escritora brasileira negra a projetar-se nacionalmente com o lançamento do seu primeiro livro, o romance Água Funda, em 1946.

Sua obra é uma verdadeira reflexão sobre a realidade social e cultural do Brasil, e, por isso, sua ligação com a primeira biblioteca do Vale do Paraíba é um reconhecimento merecido.

Imagem: Ricardo Oliveira (P.M.L)

Com uma programação voltada para eventos literários, debates e trocas de experiências, a nova biblioteca em Lorena é um símbolo de acesso à cultura e ao conhecimento, o espaço também se consolida como um ambiente de reflexão, encontro e diálogo.

Na inauguração, os alunos Sofia Santos e Davi Jardim, da EM Conde de Moreira Lima, encantaram a todos com a declamação de um poema, na sequência houve o discurso das autoridades e descerramento da placa de inauguração.

Estiveram presente e fizeram o uso da palavra a Vice-Prefeita, Marietta Bartelega, a Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Elaine Lopes, o Coordenador da Casa SP Afro Brasil “Vereadora Odila da Conceição Silva”, Denilson Costa, e o filho de Ruth Guimarães, o jornalista e ensaísta Joaquim Guimarães Botelho.

Também estiveram presente o Vereador de Lorena, Bruno Camargo (PSD), o Vereador de Cruzeiro, Du Ferreira, a Delegada de Defesa da Mulher, Dra. Adriane Gonçalves, a Assessora de Políticas da Igualdade Racial de São José dos Campos, Édna Gomes, os demais filhos de Ruth Guimarães, Júnia e Marcos Botelho, e a comunidade e imprensa local.

Matéria: Prefeitura Municipal de Lorena

Comments


bottom of page