A Secretaria Municipal de Saúde de Guaratinguetá veio a público nos últimos dias informar que assim como outras cidades da região metropolitana do Vale do Paraíba o município não receberá as doses da vacina contra a dengue. Tal fato é justificável pois o município não está dentro dos parâmetros necessários para o recebimento dos insumos (vacina).
Seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI), foram selecionadas onze cidades do Estado de São Paulo que seguem os seguintes critérios: Possuir um município com mais de 100 mil habitantes, com uma alta taxa de transmissão da doença nos anos de 2023 e 2024, além da predominância dos casos de Dengue tipo 2 (DENV-2). O público-alvo será entre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, já que fazem parte da faixa etária que mais tem taxa de hospitalizações pela doença.
Imagem: Freepik
Em nosso estado, as cidades que compõem as características para receberem as vacinas foram os municípios que fazem parte da região do Alto Tietê: Guarulhos, Suzano, Guararema, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Poá, Arujá, Santa Isabel, Biritiba-Mirim e Salesópolis.
Vale destacar que a Secretaria Municipal de Saúde de Guaratinguetá segue atuante no combate à doença, realizando periodicamente a ADL (análise de densidade larvária). O município conta com a colaboração de toda a população no combate à dengue.
Matéria: Guilherme Costa
Colaboração: Prefeitura Municipal de Guaratinguetá
Comments