top of page

FÁBIO JEUS CORREIA VENCEU A 25º EDIÇÃO DA VOLTA INTERNACIONAL DA PAMPULHA

  • Foto do escritor: PONTO NEWS
    PONTO NEWS
  • 9 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

O Brasileiro Fábio Jesus Correia sagrou-se campeão da 25ª Volta Internacional da Pampulha, realizada no ultimo domingo (8), em Belo Horizonte (Minas Gerais) para levar o bicampeonato na edição do Jubileu de Prata da prova e ainda com sua melhor marca pessoal.

O Baiano venceu os 18 km em 55,09, no percurso montado em volta da Lagoa da Pampulha, com vantagem de mais de um minuto para o segundo colocado, o ugandense Phillip Kipeyko com 56,24. 

 Já no feminino, a vitória foi da estreante Vivian Jerop, do Quênia com o tempo de1h06min e 34seg, seguida pela brasileira Kleidiane Jardim 1h06min 43seg, a prova teve participação de 19 mil atletas, Selo Ouro e Permit 31/2024 da Confederação Brasileira de Atletismo (VBAt).

Fábio dominou a prova masculina, "Não é fácil chegar até aqui, tenho que agradecer à família por estar junto e ao pessoal da Bahia, que sempre torce por mim”.

Imagem: Luíza Borges

“Estou feliz duplamente, pois ganhei e fiz meu recorde pessoal em uma prova forte e com quatro estrangeiros no pelotão, mas a gente veio com foco para fazer o nosso melhor, agora é seguir firme para as próximas", disse Fábio, de 25 anos.

A disputa no feminino foi mais equilibrada, Vivian Jerop saiu mais forte para os metros finais, deixando Kleidiane em segundo, "Essa foi minha primeira vez aqui e gostei, o percurso é bom até o último quilômetro, quando aperta”.

“Estou bem contente por ter vencido e, no ano que vem, pretendo voltar para defender meu título", afirmou à campeã.

Já Kleidiane lamentou a falta de um pouco mais de perna no final. "O final tem uma subida e quem chega na frente leva vantagem, mas acho que fui bem, com o vice e a condição de melhor brasileira mais uma vez", disse a paulista de Itatiba.

Imagem: Diogo Anhasco (Fotop)

Segue os resultados gerais da 25º edição da Volta Internacional da Pampulha 2024:

          Masculino:

1-    Fábio Jesus Correia (Brasil), 55:09

2-    Philip Kipeyko (Uganda), 56:24

3-    Swilson Mutua Maina (Quênia), 57:09

4-    Moses Kibet (Uganda), 57:48

5-    Giovane dos Santos (Brasil), 58:30

 

Feminino:

1-    Vivian Jerop (Quênia), 1:06.34

2-    Klediana Barbosa Jardim (Brasil), 1:06.43

3-    Viola Jelagat Kosgei (Quênia), 1:07.09

4-    Larissa Marcello Quintão (Brasil), 1:07.19

5-    Amanda Aparecida de Oliveira (Brasil), 1:07.21

 

Ao final da premiação Giovani dos Santos, seis vezes campeão da Volta Internacional da Pampulha deu uma entrevista repudiando a organização da Corrida mais importante do calendário Brasileiro a tradicional São Silvestre.

Giovani dos Santos disse em outras palavras que espera um pouco mais de empatia e valorização, para com os atletas de elite do Brasil, por que muitos deles esperam o ano todo para participar da referida prova.

Na edição de 2024, houve mudança na organização da prova e com isso o rigor dos tempos ficou mais difícil, sendo assim alguns atletas de elite do Brasil tiveram suas inscrições negadas pela organização.

Houve uma comoção grande por parte dos atletas, que se uniram e foram aos veículos de imprensa contra a organização do evento, os organizadores após reunião tomaram a seguinte decisão de convidar os atletas que não se enquadraram nos tempos exigidos pela organização para participar da prova.

Matéria: Cbat Adaptação: Talles Honorato


Comments


bottom of page