top of page
Foto do escritorportalpontonews

EXPOSIÇÃO À FOME NO ÚTERO DOBRA RISCO DE DIABETES NA VIDA ADULTA, DIZ ESTUDO

Pessoas que foram expostas à fome enquanto ainda estavam no útero de suas mães têm mais do que o dobro de chances de desenvolverem diabetes na idade adulta, em comparação com quem não passou pela escassez de alimentos na gestação.

Imagem: Oscar Wong/GettyImages

Estudos anteriores já tinham mostrado que a fome durante a gravidez pode aumentar o risco de uma criança desenvolver diabetes mais tarde na vida. Porém, esses estudos eram relativamente pequenos. Por isso, os pesquisadores do atual estudo resolveram analisar dados de nascimento de mais de 10 milhões de ucranianos nascidos entre 1930 e 1938.

Entre esses anos, aconteceu um grande período de escassez de alimentos que ficou conhecido como Holodomor (“Fome-Terror” ou “Grande Fome”), que resultou em, aproximadamente, quatro milhões de mortes no curto prazo. Esse fato histórico forneceu uma oportunidade para examinar a relação entre a escassez de alimentos durante a gestação e o risco de diabetes. Os dados do estudo foram publicados na revista científica internacional ‘Science’.

 

Fonte: CNN Brasil

Adaptação: Gabriela Rodrigues


Comments


bottom of page