As doenças autoimunes, como esclerose múltipla, lúpus e artrite reumatoide, afetam até 8% da população mundial, sendo a maior parte mulheres. A causa para o surgimento dessas condições ainda não está totalmente esclarecida, mas já se sabe que existe uma predisposição genética associada a outros fatores externos que podem representar um risco.
As chamadas doenças autoimunes são aquelas que se originam no próprio sistema imunológico que ataca e danifica as células e os tecidos do corpo. Ou seja, o sistema imune produz anticorpos para lutar contra componentes saudáveis do próprio organismo, confundindo-os com os agentes invasores. O motivo pelo qual as mulheres são as mais afetadas por essas condições segue sendo um mistério. Mas um novo estudo, publicado na revista Cell, trouxe uma possível luz a essa dúvida.
Imagem: bymuratdeniz/GettyImages
Cientistas da Stanford Medicine, localizada na California, nos Estados Unidos, acreditam que uma molécula produzida pelo cromossomo X pode gerar anticorpos contra as próprias células das mulheres. O cromossomo Y, presente nos homens, contém poucos genes ativos em seu interior, enquanto o X contém centenas de genes ativos que produzem proteínas específicas.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Comments