top of page
Foto do escritorportalpontonews

ENVELHECIMENTO É MAIS ACELERADO AOS 44 E 60 ANOS, SEGUNDO ESTUDO

Cientistas descobriram que os seres humanos envelhecem em nível molecular em duas acelerações – primeiro aos 44 anos e depois novamente aos 60 anos. No estudo, cientistas da Universidade de Stanford e da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, acompanharam 108 participantes ao longo de vários anos para observar as mudanças no envelhecimento de suas moléculas — RNA, proteínas e microbiomas. Os cientistas descobriram que o envelhecimento humano não ocorre de forma gradual e linear. Em vez disso, a maioria das moléculas estudadas apresentou mudanças aceleradas e não lineares nas idades de 44 e 60 anos.

Imagem: RealPeopleGroup/GettyImages

A capacidade de metabolizar a cafeína diminuiu de forma notável – primeiro por volta dos 40 e novamente por volta dos 60. Componentes envolvidos no metabolismo do álcool também diminuíram, particularmente por volta dos 40 anos. Todos os participantes viviam na Califórnia, eram saudáveis e vinham de diversas origens étnicas. Amostras de sangue, fezes, pele e swabs nasais e orais foram coletadas a cada três e seis meses.

Com base nessas evidências, os pesquisadores recomendam fazer mudanças no estilo de vida, como beber menos álcool e se exercitar mais ao se aproximar desses anos cruciais nos seus 40 e 60 anos. As descobertas foram publicadas na revista científica internacional Nature Aging.

 

Fonte: CNN Brasil

Adaptação: Gabriela Rodrigues

コメント


bottom of page