top of page
Foto do escritorportalpontonews

ENDIVIDAMENTO CRESCE E REPRESENTA MAIS DA METADE DA RENDA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS

A alta do endividamento das famílias brasileiras que cresceu cerca de 21% no ano passado em relação ao ano de 2020 foi puxada por linha de créditos mais caras e sem garantias, as informações estão apontadas em um relatório elaborado pela equipe da “renda fixa” da XP com base em dados do Banco Central.

"Como estamos em um contexto de alta inflação, maior comprometimento de renda e elevado nível de endividamento, essas linhas, naturalmente mais propensas a não pagamento, podem começar a apresentar uma piora na inadimplência", destaca um dos trechos do relatório.

Ainda segundo o levantamento os dois tipos de crédito mais caros, isto é, com o crescimento superior a média foram o cartão de crédito (que teve alta de 34% em relação ao ano anterior) e o crédito não consignado (que teve alta de 37%). Nos dois casos os conhecemos como linha “clean”, ou seja, sem garantias.


Imagem: uol.com.br

Vale destacar ainda que o endividamento familiar brasileiro está em um patamar alto na série histórica do Banco Central. Segundo o relatório da XP este endividamento tem crescido de maneira relevante tendo atingido 51% em outubro de 2021


Matéria: Guilherme Costa

Comments


bottom of page