top of page
Foto do escritorportalpontonews

ECONOMISTAS CRITICAM PROPOSTA DE LULA PARA "ABRASILEIRAR" PREÇOS NOS COMBUSTÍVEIS

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar, nesta terça-feira (22) a política de preços da Petrobras e a defender o “abrasileiramento” do preço dos combustíveis, ou seja, uma formação em reais para os preços praticados nos derivados de petróleo no mercado interno.

O estímulo pode gerar atração de concorrentes, frente a um virtual monopólio da Petrobras, e também experiências de controle de preços da estatal no passado, que valeram anos de prejuízo à companhia, estão entre os fatores defendidos por economistas. A chamada política de paridade de preços da Petrobras, porém, é fortemente apoiada por economistas e especialistas do setor de energia.


Imagem: Poder 360

Adotada desde 2016, a política repassa integralmente a cotação do dólar e do barril do petróleo no exterior para derivados vendidos no Brasil, como gasolina, diesel ou gás de cozinha. Muitos argumentam, também, que preços controlados podem levar à falta de combustíveis e outros derivados no Brasil, com a possibilidade de outros fornecedores deixarem o país e a Petrobras não dar conta de abastecer tudo sozinha.

Fonte: CNN Brasil

Adaptação: Gabriela Rodrigues

Comments


bottom of page