top of page
Foto do escritorportalpontonews

CIENTISTAS ENCONTRAM RINOCERONTE MUMIFICADO DE 32 MIL ANOS EM PERMAFROST

Cientistas descobriram um rinoceronte-lanudo tão bem preservado no permafrost russo por mais de 32 mil anos que sua pele e pelo ainda estão intactos. Este rinoceronte morreu quando tinha cerca de quatro anos, e sua idade, combinada com seu bom estado de preservação, permitiu aos cientistas aprender mais sobre a espécie agora extinta. As descobertas do estudo, revelaram que o rinoceronte-lanudo tinha uma grande corcova gordurosa nas costas e que seu pelo mudava de cor à medida que envelhecia.

Imagem: Getty Images

Quando o animal vagava pela Sibéria oriental há mais de 30 mil anos, ele teria sido “um dos maiores herbívoros no ecossistema da Era Glacial, perdendo apenas para o mamute-lanudo”, e se alimentava nas pastagens da região. Assim como os rinocerontes de hoje, o rinoceronte-lanudo tinha dois chifres, mas um deles era “um chifre muito grande, em forma de lâmina”, diferente dos rinocerontes que conhecemos hoje, onde os chifres têm as pontas arredondadas.

Depois que esse rinoceronte-lanudo morreu, ele ficou congelado no permafrost até que uma equipe de cientistas russos de instituições de pesquisa o descobriu em agosto de 2020. Os resultados da pesquisa foram detalhados em um artigo que foi publicado no periódico internacional Doklady Earth Sciences.

 

Fonte: CNN Brasil

Adaptação: Gabriela Rodrigues

תגובות


bottom of page