CEM DIAS: CML APROVOU MAIS DE 1000 PROPROSITURAS
- PONTO NEWS
- 23 de abr.
- 3 min de leitura
Atualizado: 30 de abr.
Os primeiros cem dias da atual Legislatura de Lorena comprovam uma Câmara atenta às demandas apresentadas pela população, nos primeiros meses, os vereadores e as vereadoras aprovaram 1.498 proposituras, que foram indicações, moções, requerimentos e diversos Projetos de Lei.
Os bons números refletem nos projetos elaborados pelos parlamentares. Ao todo, desde fevereiro, na abertura do ano Legislativo, até o dia 8 de abril, 13 medidas que impactam diretamente o cotidiano dos lorenenses em diversas áreas: saúde, meio ambiente, infraestrutura urbana, cultura e proteção à mulher foram aprovadas.
“Em cem dias, temos uma Câmara de resultados. É muito positivo a forma que analisamos mais de mil proposituras aprovadas pelo Poder Legislativo”, acrescentou Dra. Élida Vieira (PODE), vereadora e presidente da Casa de Leis.
Ainda na avaliação da presidente, os projetos apresentados pelos vereadores e pelas vereadoras atendem aos anseios da população local. “Temos projetos ligados à proteção ambiental, à proteção das mulheres e diversos na área da saúde”.
“Um deles foi à implantação da Farmácia 24 horas no Pronto-Socorro Municipal, além da criação da proteção contra o câncer, destinada aos servidores públicos municipais, essas leis foram promulgadas pela Casa de Leis. Isso significa que a Câmara está preocupada com o munícipe”, assegurou.
Uma das relevantes iniciativas da 19ª Legislatura foi a criação do Gabinete Itinerante, medida aprovada unanimemente em março. “Levará os nossos gabinetes até as nossas comunidades. Vamos estar mais próximos dos moradores, e ouvindo nos bairros, suas reivindicações e sugestões”, enfatizou.
Sustentando uma estabilidade político-administrativa , o Legislativo aprovou diversas leis enviadas pelo Executivo à Casa de Leis. Algumas das medidas, direcionadas às melhorias na infraestrutura do município e à redução de juros e multas, cobradas nos tributos municipais atrasados.

Imagem: Arte: Marcos Sant´Ana
“Em conjunto com a prefeitura, aprovamos projetos importantes como anistia e a isenção de juros e multas, aprovamos créditos adicionais e suplementares de R$ 9 milhões, destinados para obras de pavimentação, drenagem e recapeamento em bairros da cidade”, destacou.
Desde que assumiu a chefia do Legislativo, em janeiro, Dra. Élida Vieira, busca parcerias e convênios, as iniciativas objetivam contribuir com a formação profissional dos servidores e servidoras da Câmara.
Nestes cem dias, foram firmados dois convênios direcionados aos funcionários e seus dependentes com o objetivo de conceder descontos em cursos de graduação e pós-graduação.
As parcerias ocorreram entre o Poder Legislativo Municipal, o Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) e o Colégio Adventista, sendo esse último, também, com oferta direcionada à educação básica (Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio).
Ainda foram reafirmados convênios com a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), cedendo servidores da Casa de Leis para atuarem na DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), no Poder Judiciário e na prefeitura.
Oferecendo oportunidade aos estudantes lorenenses da Rede Pública de Ensino, à Câmara aderiu ao Programa BEEM (Bolsa de Estágio do Ensino Médio), desenvolvido pela SEDUC- SP (Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo), em parceria com CIEE (Centro de Integração-Empresa Escola).
A iniciativa disponibiliza estágio aos alunos matriculados e frequentes na 1ª série e na 2ª série do Ensino Médio Técnico. Os participantes receberão uma bolsa auxílio no valor de R$ 703,38, para o cumprimento de uma jornada de 04 (quatro) horas diárias.
"Em maio, deveremos iniciar o processo seletivo. E ainda neste primeiro semestre, iniciaremos a contratação dos estagiários. É a inserção dos jovens no mercado de trabalho, além da vivência que terão na Câmara", finalizou.
Matéria: Câmara Municipal de Lorena
תגובות