CARRO ELÉTRICO MOVIDO À ENERGIA SOLAR TEM LANÇAMENTO DIVULGADO POR EMPRESA HOLANDESA
- PONTO NEWS
- 20 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
A empresa holandesa Lightyear anunciou que neste outono vai começar a fabricar o primeiro carro de produção do mundo equipado com painéis solares. O Lightyear 0 terá painéis solares curvos no teto, capô e porta-malas que recarregam a bateria elétrica enquanto dirige (ou permanece estacionado) e a primeira entrega na Europa pode ocorrer já em novembro.
A empresa diz que o carro poderá dirigir cerca de 624 quilômetros sem parar para recarregar e terá um alcance adicional de até 70 quilômetros por dia a partir dos painéis solares. De acordo com a Lightyear, cada hora ao sol vai adicionar até 9 quilômetros de carga à bateria. O alcance solar vai fornecer uma alimentação adicional de quilômetros para viagens longas, mas também significa que gastará menos tempo em pontos de carregamento, ou talvez nem precise deles.

Imagem: Lightyear / Divulgação
A empresa diz que em um condado quente como Espanha ou Portugal, se o trajeto diário for inferior a 35 quilômetros, não precisará recarregar o carro por até sete meses. Em um clima mais nublado, como na Holanda, o carro precisaria ser carregado após dois meses. O “0” tem muito em comum com o protótipo Lightyear One que foi revelado há dois anos, mas é capaz de fazer mais com uma bateria menor.Outras empresas estão desenvolvendo carros com painéis solares, mas nenhuma está pronta para chegar ao mercado ainda. O Sono Sion, com produção prevista para 2023, promete fornecer a média de 16 quilômetros de alcance solar por dia.
O Aptera Never Charge é um veículo de três rodas de aparência futurista que a empresa afirma coletar cerca de 40 milhas de energia solar por dia. O Lightyear 0 também é caro: um dos 946 modelos de lançamento vai custar 262 mil dólares. A empresa espera lançar um “modelo do povo” – o provisoriamente chamado Lightyear Two – até 2025, que será vendido por cerca de 31 mil 215 dólares.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Opmerkingen