CARDEAIS BRASILEIROS DISSERAM QUE CONCLAVE NÃO TEM CANDIDATO, É O ESPÍRITO SANTO QUE SOPRA A VONTADE DE DEUS
- PONTO NEWS
- há 4 dias
- 2 min de leitura
Após a morte do sumo pontífice na ultima segunda-feira (21), iniciou-se várias especulações para a sucessão do Papa Francisco, lembrando que antes do conclave (escolha do papa), a igreja católica no mundo fica vacante, ou seja sem um sucessor de Pedro na terra.
O carmelengo do Vaticano, cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell, no período de vacância representa a igreja católica no mundo, porem não tem poder de decisão sobre as futuras diretrizes da igreja nesse momento.
Vale salientar também que no mesmo dia do passamento do Santo Padre, o Vaticano enviou a convocação para os cardeais do mundo todo para que compareçam em Roma, para a despedida e funeral do Papa Francisco e também para o inicio dos trabalhos do conclave.

Imagem: Daniel Ibanez/CNA
A imprensa brasileira conversou com alguns cardeais Brasileiros que exercerão seu dever de voto na escolha do novo pontífice, dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília-DF, disse que o conclave não é uma eleição politica, tão pouco com rivalidades pessoais, o colégio cardinalício irá se reunir conversar e escolher o Papa.
Já dom Sérgio da Rocha, arcebispo de São Salvador da Bahia, disse que por enquanto não se tem muito oque falar do conclave, nesse momento temos que entregar a alma do Papa Francisco ao pai, para depois nos reunirmos e elegermos novo sucessor de Pedro completou.
Ao total são oito cardeais que embarcaram para Roma na ultima terça-feira (22), sete terão o dever de voto apenas dom Raymundo Damasceno Assis arcebispo emérito de Aparecida-SP pelo fato de ter mais de 80 anos estará impossibilitado de votar, mas estará lá auxiliando no que for necessário, rezando e também se despedindo do Papa Francisco seu amigo pessoal.
Importante também dizer, que Dom Raymundo Damasceno Assis durante seus 13 anos de episcopado a frente da arquidiocese da Aparecida-SP, recebeu dois papas, primeiro recebeu o Papa Bento XVI, no ano de 2007 na ocasião o Papa veio na abertura do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho.
Mais tarde no ano de 2013, Dom Raymundo recebeu o Papa Francisco no Santuário Nacional, sua visita aconteceu durante a jornada mundial da juventude no Rio de Janeiro.
Matéria: Talles Honorato
Comentários