O treinamento online de pais é tão efetivo quanto o presencial para o apoio do gerenciamento dos sintomas de TDHA - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em crianças e adolescentes, segundo um novo estudo conduzido por pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Neurotecnologia Responsável.
Imagem: MoMo Productions/GettyImages
O artigo mostrou que a modalidade virtual pode ser eficaz no tratamento de TDAH e “derrubar barreiras” ao acesso às intervenções tradicionais e presenciais para o transtorno. Os pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais, acompanharam 66 crianças com TDAH e com problemas de comportamento opositivo-desafiador — caracterizado pela dificuldade de respeitar a autoridade dos pais ou dos professores.
Elas foram divididas em três grupos: um seguiu o tratamento convencional determinado por um médico especializado; os outros dois grupos fizeram o tratamento convencional e também foram submetidos a um programa de treinamento de pais, uma parte presencial, acompanhada por uma equipe de médicos e psicólogos, e a outra parte online. Com as análises, eles descobriram que o treinamento de pais serve como um tratamento não medicamentoso eficaz para promover o comportamento positivo das crianças e para capacitá-los a contornar os comportamentos negativos relacionados à condição. O artigo foi publicado na revista científica internacional ‘Fronteiras na Psicologia’.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Comentarios