top of page
Foto do escritorportalpontonews

BANHO FRIO - VEJA O QUE A CIÊNCIA DIZ

Você pode ter visto pessoas pulando em mares gelados ou em banhos de gelo estilosos, alegando que esses mergulhos são bons para a saúde do coração, recuperação muscular, redução do estresse e muito mais. Essa prática é conhecida como imersão em água fria, um tipo de crioterapia ou terapia fria — que pode ser aplicada para fins médicos ou terapêuticos de várias maneiras. Pode ser feita com gelo, água ou ar, incluindo criocirurgia para lesões, compressas de gelo para inchaço ou banhos de gelo para várias finalidades, incluindo recuperação de exercícios ou redução do estresse.

Imagem: Fiordaliso/GettyImages

Há uma longa história de pessoas se imergindo em água fria pelos supostos benefícios à saúde, remontando à Grécia antiga — e, portanto, um corpo maior de pesquisas sobre esse tipo de terapia fria. Nos tempos modernos, algumas pessoas se perguntam se os banhos frios, uma forma mais acessível dessa tendência, também poderiam funcionar.

“A pesquisa é muito, muito escassa no que se refere a banhos frios em si”, diz Corey Simon, professor associado do departamento de cirurgia ortopédica da Universidade Duke e pesquisador sênior do Centro de Envelhecimento Duke. Há pelo menos 100 estudos, alguns dos quais têm décadas ou apresentam problemas metodológicos, e a maioria também tem um baixo número de participantes, que geralmente são adultos jovens e saudáveis, segundo Simon. Mas os especialistas têm ideias sobre por que os banhos frios podem funcionar, com base nas evidências científicas e anedóticas disponíveis, acrescenta.

 

Fonte: CNN Brasil

Kommentare


bottom of page