top of page
Foto do escritorportalpontonews

ASMA PROTEGE CONTRA O AGRAVAMENTO DA COVID-19, SUGERE ESTUDO

Desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020, cientistas especulam que a asma poderia contribuir para o agravamento e a letalidade da infecção respiratória. No entanto, os resultados de um amplo estudo com pacientes hospitalizados no SUS, Sistema Único de Saúde, devido aos sintomas clínicos mais graves do coronavírus sugerem exatamente o contrário. Além de não piorar o quadro, a asma pode ter um papel protetor na infecção pelo SARS-CoV-2.

Os dados foram divulgados na revista científica Frontiers in Medicine. Para chegar a essa conclusão, o grupo formado por cinco pesquisadores avaliou os registros clínicos e demográficos de mais de um milhão e 129 mil pacientes hospitalizados com Covid-19. Desse total, 3,8% eram pacientes com asma, uma prevalência baixa que já tinha sido apontada por estudos anteriores.

Imagem: Fly View Productions/Getty Images

Para os pesquisadores, o impacto de todas as circunstâncias ajuda a entender por que embora a asma afete 10% da população, apenas 3,8% dos pacientes diagnosticados com Covid-19 e tratados pelo SUS tinham a doença. O trabalho contou com o apoio da Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Fonte: CNN Brasil

Adaptação: Gabriela Rodrigues


Comments


bottom of page